sábado, 26 de março de 2011

A PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

1. Cada pessoa com Síndrome de Down é um ser humano único. Não generalize o comportamento (bom ou ruim) de uma pessoa como se todas as outras fossem iguais.
2. Todas as pessoas, incluindo as pessoas com SD, têm capacidade para aprender qualquer coisa, desde que lhe sejam oferecidas as condições para tal.
3. Esqueça-se do mito da idade mental. Trate cada um deles de acordo com a fase da vida em que está.
4. Não se deixe influenciar pela opinião de pessoas que nunca conviveram diretamente com uma pessoa com Síndrome de Down. Muitas vezes elas têm informações desatualizadas que podem induzir ao preconceito e ao erro, inclusive a mídia e os médicos podem se colocar algumas vezes de forma equivocada e desatualizada.
5. A pessoa com SD tem direito ao trabalho (de forma apoiada ou não) como qualquer outro cidadão e nunca pode ser considerada como incapaz. Pessoas com Síndrome de Down que exercem esse direito exercitam também a cidadania.
6. Down não é uma doença, é um acidente genético.
 NÚMEROS:
 No Brasil a cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down;
                    A cada ano, nascem no Brasil, mais de 8 mil bebes com Síndrome de Down.
                   

2 comentários:

  1. Olá! Vocês possuem algum projeto em Avaré ou comunidade que acolham essas crianças? Estou fazendo um trabalho acadêmico sobre o assunto e precisava de algumas informações, se possível.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou realizando um trabalho acadêmico sobre o assunto, o trabalho visa a criação de uma sequência didática para crianças do ensino fundamental 2, e eu precisava de algumas informações, se possível.
    Meu whats: (14) 99837-7958.
    E-mail: Sarahsantos0506@gmail.com

    ResponderExcluir